Educação Montessori

Saiba PORQUE a Educação Montessoriana é diferenciada.

Desenvolvida no início do século XX pela médica, educadora e pedagoga italiana Maria Montessori, a Educação Montessoriana defende dar mais autonomia para as crianças, o que torna o processo ensino-aprendizagem mais estimulante e significativo.

Na pedagogia montessoriana, corpo, inteligência e vontade são harmonizados para que as crianças tenham um crescimento livre, espontâneo e lúdico, e suas necessidades respeitadas. O objetivo é educar para a vida, por isso os conhecimentos estimulados nas escolas que seguem o método possuem aplicação prática no dia a dia, preparando a criança para diversas situações.

Conheça um pouco desse diferencial que, introduzido há mais de cem anos, continua  tanto atual como inovador no desenvolvimento de  crianças e jovens.

Maria Montessori

Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na pequena cidade de Chiaravalle, no leste da Itália. Filha única de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, Montessori era neta do famoso geólogo e naturalista Antônio Stoppani.

Ao completar 12 anos, sua família, de modesta condição econômica, mudou-se para Roma, visando a oferecer para a  filha as oportunidades de uma educação mais completa, quando fosse o tempo de iniciar seus estudos.

Aluna de uma escola elementar pública, Montessori não foi o que podemos chamar de aluna brilhante, mas a vivência na capital, rica de ideias novas e particularmente fascinante – fomentada pela reunificação da Itália e pela afirmação e desenvolvimento de novas instituições democráticas – fez que Montessori adquirisse alguns aspectos que viriam a se juntar ao seu caráter forte, o qual a marcaria para sempre.

Seu grande senso de dever, sua natureza assertiva, suas fortes convicções e a forma vigorosa de expressá-las rendeu-lhe ao longo da vida, muitos seguidores… mas também muitos opositores.

Maria Montessori construiu suas histórias pessoal, intelectual e científica dedicando-se por mais de meio século ao estudo e à pesquisa do mais fundamental e difícil problema do homem: sua formação, pois considerava que só por meio dela seria possível agir diante de questões decisivas da vida – sua conservação e seu desenvolvimento.

Até sua morte em 6 de maio de 1952, então com 81 anos, viveu de maneira concreta e apaixonada a história de seu próprio tempo, imersa em sua luta e em sua conquista, concebendo e experimentando novas alternativas, contestando as tradições e os dogmas e lançando-se com coragem às novas necessidades e às novas perspectivas da Educação, da Criança e da Humanidade.

maria montessori1913

"O verdadeiro sinal de sucesso para um professor é poder dizer: 'As crianças agora trabalham como se eu não existisse'."

Filosofia

A Filosofia Montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo, a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.

Considerando as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento.

Tinha uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta capacidade potencial.

O fruto de suas observações a faz pioneira ao reconhecer e encontrar a expressão concreta que:

É agindo que a criança adquire conhecimentos, através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes. Assim a  aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso;

A autoconfirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente. Intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem,  cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado;

Certos comportamentos – particularmente o de observação – tornam aprendizagens posteriores  possíveis, ou mais fáceis de serem adquiridas, e certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.

Para garantir a prática de seus pressupostos, Montessori pensa numa escola nova:

Oferece aos seus aprendizes um “ambiente preparado” com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.

Com educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança.

Atenção especial à educação social, dando orientações para a inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.

Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes.

Esta é a maior tarefa da escola: constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.

mari amontessori com crianças em sala de aula

"A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação."

Metodologia

Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que era na criança que residia a esperança da construção de um mundo melhor.

Ao Homem, dizia ela, cabe a imensa tarefa de continuar em conjunto o trabalho da Criação, descobrindo com sua inteligência, as inúmeras e infinitas possibilidades que a Natureza lhe oferece, e, desta forma, recriar e proteger seu meio cultural. Com este espírito, lançou-se ao estudo científico das crianças, de sua personalidade, de seu desenvolvimento psíquico.

Descobrir a importante função da criança na formação da personalidade humana, foi antes de tudo, o resultado de uma observação cuidadosa e sistemática do comportamento infantil, em um ambiente preparado para atendê-la – um experimento científico desempenhado por uma mente científica.

Dizia não ter feito outra coisa senão estudar as crianças, acolhendo e buscando significado àquilo que lhe davam: “Sou apenas a intérprete das crianças.”

Contudo, foi uma conquista de Montessori ter criado condições que permitissem às crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas; analisou cientificamente a personalidade da criança, sua capacidade de experimentar as possibilidades de seu desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente.

Argumentava que o objetivo da Educação jamais poderia ser encontrado fora da criança, ao contrário, devia ser buscado dentro dela, na força que impulsiona e sustenta todo o seu trabalho de Autoformação e Construção.

À Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no seu sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesmo.

É importante lembrar que o enfoque da Educação Montessori é sempre indireto e nunca direto, ao contrário da educação tradicional. O respeito da Drª. Montessori pela formação da criança, desde a sua concepção, levaram-na ao cuidado de não interferir diretamente no seu desenvolvimento.

Montessori 2

"Nenhum problema social é tão universal quanto a opressão da criança."

fotos cta associação

Disseminar as ideias filosóficas e metodológicas de Montessori para as diversas esferas de gestão que possam impactar a educação das crianças e adolescentes.