Linha do Tempo Maria Montessori
Linha do tempo de Maria Montessori (alguns dados sobre sua vida e seu trabalho)
Não se trata apenas de uma linha do tempo, é o resumo de uma grande história escrita ao longo da vida de uma mulher que não se acomodou. Resiliente, desbravou caminhos, superou preconceitos para deixar um legado para crianças e jovens. Pelo seu trabalho educacional, reconhecido mundialmente, nossa gratidão, Maria Montessori.
1870
Maria Montessori nasceu em 31 de agosto em Chiaravalle, província de Ancona, Itália.
Frequenta uma escola fundamental em Roma, com ênfase em ciência/engenharia. Posteriormente, ela fez críticas severas a esse tipo de escola.
1890
À época, as moças só deviam estudar para serem professoras. Porém, enfrentando a oposição de seu pai e da própria sociedade, ela perseguiu seu desejo de se tornar médica.
1896
Torna-se uma das primeiras mulheres a obter um diploma de Doutor em Medicina pela Universidade de Roma.
Indicada para representar a Itália no Congresso Internacional das Mulheres em Berlim; faz discurso sobre os direitos das mulheres trabalhadoras, incluindo salário igual por trabalho igual.
Iniciando seu trabalho na área de psiquiatria, estuda os escritos dos médicos franceses Itard e Séguin, que trabalharam com crianças com deficiência.
1897-98
Cursos de auditoria em pedagogia na Universidade de Roma; lê todos os grandes trabalhos em filosofia educacional dos últimos 200 anos.
Março de 1898- Nasce Mario Montessori, com cujo pai Maria não pode casar-se por oposição ferrenha de sua mãe, já que temia que sua filha tivesse que abdicar de sua bela carreira, e por imposições da família do rapaz Montesano.
Participa de congresso feminino em Londres; é recebida e apoiada pela Rainha Vitória.
1899
Palestras em higiene e antropologia na faculdade de formação de professoras mulheres, em Roma.
1900
Trabalha na clínica psiquiátrica em Roma.
Nomeada diretora da Escola Ortofrênica, uma escola modelo para formação de professores de crianças com deficiência de desenvolvimento. Por dois anos, ela experimenta, nessa escola, modelos de materiais para estimular os sentidos. Ela consegue promover o desenvolvimento de algumas das crianças a tal ponto que elas alcançam os mesmos resultados em exames estaduais como tipicamente crianças em desenvolvimento.
1901
Começa um segundo curso — em educação, psicologia experimental e antropologia — na Universidade de Roma. Visita escolas primárias para fazer pesquisa antropológica.
1904-08
Palestras em antropologia e biologia na escola de educação da Universidade de Roma, incorporando suas observações clínicas de alunos nas escolas primárias de Roma. Essas palestras se tornam a base de seu livro Antropologia Pedagógica (1910).
1907
A Primeira Casa da Criança (Casa dei Bambini) é inaugurada na Via dei Marsi, 53, no distrito de San Lorenzo, em Roma, na Festa da Epifania, em 6 de janeiro.
1908
Em congresso nacional da Mulher Italiana, realizado em Roma, defende o tema “A Moral Sexual na Educação”.
Inaugurada A Casa das Crianças na Via Solari, em Milão, que ficou sob a direção de Anna Maria Maccheroni.
1909
Ministra o primeiro curso de formação em seu método para cerca de 100 alunos em Città di Castello. Lá, ela escreve, no espaço de um mês, seu primeiro livro, Il Metodo della Pedagogia Scientifica applicato all’educazione infantile– Casa dei Bambini.
Nos anos seguintes, este livro é traduzido para mais de 20 idiomas.
1910
Dois cursos paralelos de formação de professores são realizados no convento franciscano da Via Giusti, em Roma, onde há um modelo de casa infantil.
Segundo livro: A Antropologia Pedagógica.
1911
Renuncia ao cargo de professor na Universidade de Roma e desiste de sua clínica médica particular para se concentrar inteiramente na educação.
O método Montessori já está sendo colocado em prática nas escolas inglesas e argentinas e está começando a ser introduzido nas escolas primárias italianas e suíças.
Escolas modelo situadas em Paris, Nova York e Boston.
1912
A versão em inglês de Il Metodo aparece nos EUA em uma edição de 5.000 cópias sob o título The Montessori Method. Em poucos dias, está esgotado. Ele alcança o segundo lugar na lista de best-sellers de não-ficção do ano.
1913
Realiza o Primeiro Curso Internacional de Treinamento em seu apartamento em Roma, sob o patrocínio da Rainha Margherita, na Itália. Os estudantes vêm da Itália e de outros países europeus, Austrália, África do Sul, Índia, China, Filipinas, Estados Unidos e Canadá.
É fundada nos Estados Unidos a Associação Educacional Montessori. Sua filiação inclui Alexander Graham Bell, sua esposa, Mabel Bell, S.S. McClure, e a filha do presidente Wilson, Margaret Woodrow Wilson.
Primeira viagem aos Estados Unidos.
1914
Segundo Curso de Treinamento Internacional em Roma.
O terceiro livro de Montessori, O Manual Prático do Método Montessori, é publicado em Nova York.
1915
Segunda viagem aos Estados Unidos, acompanhada de seu filho, Mario. Aborda a União Internacional do Jardim de Infância e Associação Nacional de Educação (NEA), e realiza um curso de formação, o Terceiro Curso Internacional.
Na Exposição Internacional Panamá-Pacífico, em São Francisco, uma classe Montessori foi montada, e funcionou com crianças, em um pavilhão de vidro, que pode ser observado pelos visitantes.
As palestras da Dra. Montessori – NEA são publicadas em Nova York, sob o título: Meu Sistema de Educação, Organização do Trabalho Intelectual na Escola, Educação em Relação à Imaginação da Criança Pequena e A Mãe e a Criança.
1916
Montessori muda para Barcelona a convite do governo da cidade; Barcelona torna-se sua residência até o golpe de 1936 que leva o General Franco ao poder.
Quarto Curso de Treinamento Internacional em Barcelona.
A escola modelo Montessori e uma capela infantil são montadas em Barcelona, bem como um instituto de formação de professores, com o apoio do governo catalão.
Montessori dá início ao trabalho com crianças acima de seis anos.
Seu quarto livro aparece, L’autoeducazione nelle Scuole Elementari (título em inglês: The Advanced Montessori Method).
1919
Curso de formação em Londres utilizando o formato que se tornaria padrão: cinquenta horas de palestras, cinquenta horas de aulas usando os materiais, cinquenta horas de observação das aulas em ambientes Montessori; um total de 150 horas de curso.
1920
Palestras na Universidade de Amsterdam.
1921
Cursos de treinamento em Londres e Milão.
Fundação da New Education Fellowship (hoje conhecida como Bolsa Mundial de Educação), da qual Maria Montessori é membro ativa, engajando-se em debates acalorados com os principais reformadores educacionais da época.
1922
Publicação de I Bambini Viventi nella Chiesa, em Nápoles (edição inglesa The Child in the Church, Londres 1929), primeiro livro de Maria Montessori sobre a liturgia católica do ponto de vista da criança.
Primeira Casa das Crianças em Viena criada por Lili Roubiczek.
1923
Cursos de treinamento em Londres e Amsterdam.
Primeira visita de Montessori ao Haus der Kinder em Viena; início de sua colaboração e amizade com Lili Roubiczek (Peller), Lisl Herbatschek (Braun), e outros.
1924
Curso de treinamento de quatro meses em Amsterdam.
A reunião de Montessori com Benito Mussolini (que chegou ao poder em 1922) resulta no reconhecimento oficial e na criação generalizada das escolas Montessori pelo governo italiano.
Algum tempo depois, Montessori se afasta da Itália, por perceber que as ideias de Mussolini não estavam de acordo com sua visão de educação, de sociedade.
1925
Curso de treinamento em Londres. O filho da Dra. Montessori, Mario, faz este curso e recebe seu Diploma Montessori.
1926
Visita a Argentina.
Fala sobre “Educação e Paz” na Liga das Nações em Genebra.
1927
Apresenta-se na corte inglesa.
Visita escolas na Irlanda, pela primeira vez.
1928
O livro Das Kind in der Familie, baseado em palestras que ela deu em 1923 em Viena, é publicado em alemão. (Será editado em inglês como A Criança na Família em 1936.)
1929
Um centro de formação de professores Montessori com um modelo de escola Montessori é construído em Roma; colaboração entre Maria Montessori e alguns arquitetos (na ‘época, ela trocou cartas com Edwin Lutyens, para modelo de escola Montessori em Londres).
Primeiro Congresso Internacional Montessori na Dinamarca.
Em conjunto com seu filho, Mario, funda a Associação Montessori Internationale (AMI).
1930
Curso internacional de Treinamento em Roma.
Palestras em Viena, durante as quais ela se familiariza com Anna Freud (fundadora da psicanálise infantil e filha de Sigmund Freud).
1931
Cursos internacionais de treinamento em Roma e Inglaterra.
Palestras na Universidade de Berlim.
Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência indiano, visita escolas Montessori em Roma.
1932
II Congresso Internacional Montessori em Nice, França. Montessori ministra palestra sob o tema Paz e Educação, patrocinada pelo International Bureau of Education, em Genebra.
Publicações: La Vita em Cristo (Roma), Ideias Gerais Sobre Meu Método (Madrid), A Missa Explicada às Crianças (Londres).
1933
Os nazistas sistematicamente destroem o movimento Montessori na Alemanha, fechando todas as escolas Montessori.
Terceiro Congresso Internacional de Montessori em Amsterdam.
Cursos de treinamento em Londres, Dublin e Barcelona.
1934
4º Congresso Internacional montessoriano em Roma.
Após conflitos com o sistema fascista, todas as escolas Montessori na Itália “deixam de existir … em um único dia” (Rita Kramer).
Psico-Aritmética e Psico-Geometria são obras publicadas em Barcelona.
1936
Quinto Congresso Internacional Montessori em Oxford, Inglaterra; Dra. Montessori apresentou o desenvolvimento de mais princípios da educação Montessori para o ensino fundamental (Educação Cósmica) e para as escolas secundárias.
Golpe do General Franco; Maria Montessori foge de Barcelona para a Inglaterra e depois Amsterdam. A Holanda se torna sua residência oficial; um centro de treinamento com escola modelo é criado em Laren, perto de Amsterdam (materiais sobre educação cósmica são usados pela primeira vez). Neste momento, existem mais de 200 escolas Montessori na Holanda.
Publicações: O Segredo da Infância (Londres), (Bruges, Bélgica).
1937
Sexto Congresso Internacional Montessori em Copenhague; o tema é “Educar pela Paz”. Montessori ministra várias palestras posteriormente coletadas em A Educação e a Paz (publicadas pela primeira vez na Itália como Educazione e Pace, 1949).
1938
Sétimo Congresso Internacional de Montessori em Edimburgo, Escócia.
Discurso na Sorbonne em Paris em que ela faz um de seus numerosos apelos pela paz.
1939
Deus en het Kind (“Deus e a Criança”) e “Erdkinder” e as Funções da Universidade: A Reforma da Educação Durante e Depois da Adolescência publicadas nos Países Baixos.
Montessori segue para a Índia com Mario, para o que seria apenas um curso de treinamento de três meses, a convite da Sociedade Teosófica, que tem usado o método Montessori para combater com sucesso o analfabetismo.
1940
A Itália entra na Segunda Guerra Mundial ao lado dos alemães. Em junho, Mario Montessori ficou preso pelo governo colonial britânico na Índia, como um estrangeiro inimigo, e Maria Montessori confinou-se na Sociedade Teosófica, em Adyar. Mario é libertado em agosto, a pedido do Vice-Rei e para homenagear os 70 anos de Maria Montessori. Ainda assim, os Montessoris não podem deixar o país até que a guerra acabe.
1939-1946
Cursos de treinamento em Madras, Kodaikanal, Karachi e Ahmedabad na Índia, e em Ceilão.
Aprimora o Plano de Educação Cósmica para os anos elementares, com a colaboração de Mario.
1941-1942
The Child (1941) e Reconstrução na Educação (1942) são publicados na Índia.
1946
A guerra acabou, Maria e seu filho Mario Montessori voltam para a Europa.
Curso de formação em Londres; visita à Escócia.
O livro Educação para um Novo Mundo é publicado na Índia.
1947
Maria e Mario Montessori estabeleceram um Centro Montessori em Londres.
Viagem à Itália: renascimento da Sociedade Montessori. Os estabelecimentos Montessori começam a ser reabertos. Curso de Assistentes do trabalho da Infância é iniciado em Roma.
Maria Montessori retorna à Índia para dar um curso de treinamento em Adyar.
1948
Cursos de treinamento em Ahmedabad, Adyar e Poona; palestras em Bombaim.
Viagem a Gwalior, Índia; supervisiona a abertura de uma escola modelo até os doze anos de idade.
Visita ao centro de treinamento Montessori com escola modelo em Colombo (Ceilão).
O livro De l’Enfant à l’Adolescent (Da Infância à Adolescência) foi publicado em francês. Este livro define os conceitos de Maria Montessori para a educação básica do adolescente.
Os livros: A Descoberta da Criança, Para Educar o Potencial Humano e O que Você Deve Saber Sobre seu Filho são publicados.
1949
Montessori foi indicada, pela primeira vez, ao Prêmio Nobel da Paz (foi novamente indicada nos anos 1950 e 1951).
Curso de treinamento de um mês no Paquistão, auxiliado por Mario e Albert Joosten.
Retorno definitivo à Europa. Oitavo Congresso Internacional de Montessori em San Remo, Itália.
O livro Mente Absorvente é publicado na Índia.
Publicação de seu último grande trabalho: Formazione dell’uomo (A Formação do Homem)
1950
Uma série de palestras pela Noruega e Suécia.
Falou na Conferência Geral da UNESCO em Florença.
Conferência internacional em Amsterdam, em homenagem aos 80anos de Maria Montessori.
1951
Nono Congresso Internacional de Montessori em Londres.
Último curso de treinamento realizado por Maria Montessori, em Innsbruck, Áustria.
1952
Maria Montessori morreu em 6 de maio em Noordwijk aan Zee, Holanda, ao lado de seu filho Mario, a quem deixou o legado de sua obra.
Ela foi enterrada no cemitério católico local.
Você quer estudar Montessori? Saiba sobre os livros citados em sua biografia, que estão publicados no Brasil:
Educação Para um Novo Mundo, editora Comenius
A Formação do Homem, editora Kirion
O Segredo da Criança, editora Kirion
A Descoberta da Criança, editora Kirion
Psicogramática, editora Kirion
Da Infância à Adolescência, ZIG editora
Para Educar o Potencial Humano, editora Papirus
A Educação e a Paz, editora Papirus