Para as famílias

Um marco para o futuro da educação: 1907

O futuro da educação começou em um  bairro operário de  Roma , o de San Lourenzo ,em 1907, foi lá que Maria Montessori  inaugurou a primeira Casa dei Bambini .

A reportagem da Forbes , uma revista americana que já vem há algum tempo publicando interessantes matérias com foco na proposta pedagógica de Maria Montessori; trouxe  na edição de22 de janeiro de 2014, uma reportagem  de Pascal Emmanuel Gobry, escritor, fundador da Noosphere. INC, jornalista, palestrante no HEC Paris Business Scholl, certamente um profissional com visão de futuro e com conhecimento suficiente para nos falar sobre a importância  da formação escolar  para o modelo social da atualidade e, quiçá, do futuro!

Ele vive   em Paris, com  sua mulher e filha  e para Pascal,  1907, com a fundação da 1ª Casa dei Bambini, por Maria Montessori é um marco no futuro da educação. Em  sua análise ele  aponta como o mais importante aspecto  e o que torna realmente inovadora a Educação Montessoriana é o fato de  trazer  um método cientifico para a educação. Pois o que encontrávamos antes em  todos os métodos de educação se baseavam em um modelo abstrato da criança, à  guisa do que os adultos desejavam que esta criança fosse… Maria Montessori revolucionou  a escola quando teve sua máxima educacional representada por frases que marcaram sua trajetória: “ Eu não inventei um método, eu apenas dei às crianças a oportunidade de viverem!” Seguir a criança…” “ Ajude-me a fazer sozinho!”

Diz Pascal: “Maria Montessori, uma médica e pesquisadora, foi por outro caminho: ela experimentou com método e, com base nos resultados, construiu uma teoria sobre a criança,  que  em seguida, testou e aperfeiçoou através do experimento.”.

Maria Montessori trouxe, pela primeira vez, ao universo da escola  a vontade da criança sendo observada como uma fonte para a diretriz do trabalho, a fim de  delinear um currículo que atenda à criança, sugerindo estratégias que atuam para motivar sua aprendizagem , com uma gama de diversidade que respeita a maneira de ser de cada uma.

Mais tarde Gardner apresenta as diferentes maneiras de aprender das crianças ,como a manifestação dos diferentes tipos de inteligência. Segundo o jornalista,  o sucesso do Sistema Montessori , após mais  de  100 anos de sua criação ,aplicado  em muitas escolas que se espalham pelo mundo, tem sido demonstrado através de experiências de trabalho que se repetem nas inúmeras salas de aula , em  de diferentes culturas . “É precisamente essa cultura de experimentação e de avaliação científica que falta em nosso sistema de ensino burocratizado e centralizado, em vez de qualquer método ou hábito específico. Enquanto isso, é por causa deste caráter científico da educação Montessori que se produzem esses excelentes resultados, resultados que são validados de novo e de novo.”

O trabalho da Dra. Angeline Lillard, em 2008 ,com a  publicação do livro “ Montessori, a ciência por trás dos Gênios” ,  mostra como a ciência mais recente ratifica as  descobertas da Dra. Montessori . Como Lillard , Adele Diamond , uma  neurocientista cognitivista , da Universidade  British Columbia , Vancouver, Canadá , também aponta em suas pesquisas a relevância das estratégias do Sistema Montessori para o desenvolvimento da funções executivas  ou como ela mesma diz , “habilidades integrais” que as crianças precisam para se desenvolver;  tais como a capacidade inibitória , capacidade de adaptação, auto confiança , iniciativa  entre  outras .

O que está acontecendo na neurociência moderna está convergindo com o que propõe Montessori. E reconhece que  que algo que temos feito desde a primeira escola Montessori é  apropiado para o desenvolvimento da capacidade da criança no funcionamento  das funções  executivas e é isto que faz a diferença na ação da criança/adulto “Montessori . Comprovadamente,  o ambiente preparado e as  estratégias didáticas do Sistema Montessori  têm como objetivo privilegiar o desenvolvimento das funções executivas , desenvolvendo paralelamente um currículo escolar que oportuniza  eleger o conhecimento que se quer desenvolver em cada momento.

Em uma  escola Montessori autêntica ,  desde as classes dos pequeninos,  gradativamente as crianças  exercitam assim , naturalmente, competências como o organização, manejo  do tempo, memória de trabalho, resposta inibitória, metacognição , auto regulação do afeto , iniciação de tarefas, flexibilidade e persistência ao alvo. Este é o segredo da infância que  Maria Montessori revelou: a capacidade de desenvolvimento da criança que desponta  quando o ambiente é propício e os educadores competentes, e é principalmente nos primeiros anos de vida que são desenvolvidas  estas funções.

O futuro da educação está aqui, não tem nada a ver com laptops ou tablets . Foi inventado faz mais de um século ! O que estamos esperando?

Conheça uma Escola MONTESSORI !

“A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.”

Maria Montessori