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Montessori na rede pública do Rio Grande do Sul

 

A preparação que nosso método exige do professor é o autoexame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e se revestir de caridade. 

Maria Montessori, 1936

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, a professora Sonia Maria Braga, representante da Organização Montessori do Brasil, foi até o Rio Grande do Sul para uma viagem pedagógica muito agradável. Acompanhada da professora Carla Ramires (Escola Estrelinha do Mar – Capão da Canoa, RS), visitou várias escolas municipais que desenvolvem projetos educacionais inspirados nas práticas Montessori.

Camaquã e Capão da Canoa são municípios engajados com as práticas do sistema montessoriano. Eles apoiam professores que deram novo significado a suas metodologias e optaram pela aplicação dos princípios do Método Montessori. Além disso, incentivam novas propostas em municípios vizinhos, como em Osório, que tem uma brinquedoteca na Faculdade Facos, organizada por Giselle Frufrek, e em Torres, ampliando cada vez mais a filosofia da mestra Maria Montessori.

Escolas de Educação Infantil em Camaquã, como a E.M.E.I. Mimosa, cujas novas instalações foram oficialmente inauguradas no dia 17 de novembro de 2015 (embora sua bela história date de 33 anos atrás), trabalham com ambientes Montessori para as 120 crianças. Desde 2008 a Secretaria de Educação de Camaquã vem apoiando essas iniciativas, graças ao esforço incansável da Profa. Maria Juassara Aires Haas que apresentou este sistema de ensino à Camaquã.

Já em Capão da Canoa foi possível presenciar, através do apoio da secretaria de educação, o belo trabalho da Profa. Adriane Lessa numa sala de aula de 1o ano do Ensino Fundamental na escola municipal Luis Claudio Magnante, em que as demais classes ainda seguem o modelo tradicional. Estar no ambiente organizado por ela e observar as crianças trabalhando calma e concentradamente foram momentos de puro prazer. A professora Adriana Lessa buscou especialização em Montessori com Talita de Almeida-OMB, através de recursos próprios, bem como a construção e investimento em seu enxoval Montessoriano.

As professoras Sonia Maria Braga e Carla Ramires ainda puderam conhecer o projeto de uma brinquedoteca (Espaço Fenix), estruturada pela equipe orientada pela pesquisadora em neurociência profa. Liana Tubelo. Um espaço lindo, muito bem organizado, em que Montessori se faz presente em cada canto. Recebe crianças e educadores de escolas municipais, adultos com dificuldades especiais, e realiza formações na área de neurociência associadas aos embasamentos de Maria Montessori. Um ambiente rico em estímulos, tranquilo, agradável.

Por trás de todo esse empreendimento está a figura da professora Carla Ramires, respeitada por todos. E vários montessorianos já se dispuseram a auxiliar no desenvolvimento dos ensinos baseados no Sistema Montessori no Rio Grande do Sul.

Muitas das viagens pedagógicas de professores e equipe diretiva de Camaquã foram para a escola de educação infantil Estrelinha do Mar, em Capão da Canoa, onde foi possível fazer observações sobre agrupamentos, movimentação das crianças com autonomia e independência, utilização de materiais de desenvolvimento humano, despertando ainda mais o desejo  e o respeito dos educadores pelo sistema Montessori.

E o mais importante de tudo o que foi presenciado nessa viagem: a criatividade desses profissionais que montaram recursos Montessori de forma inventiva, buscando sempre a cientificidade sem desrespeitar a essência dos objetivos de cada material. Objetos feitos com pedaços de rodapés, cabos de vassoura (barras vermelhas e barras azuis e vermelhas), terceira caixa de cores usando cartelas de cores de tintas comercializadas, materiais de vida prática, entre outras coisas. Não houve barreiras para que esses espaços passassem a ofertar estímulos adequados (ambientes preparados, como disse Maria Montessori) às crianças que neles circulam.

 

Como tutora e guardiã do ambiente, a professora se concentra nisso, ao invés de preocupar-se com as dificuldades do problema da criança, sabendo que a cura virá do ambiente.

                                                                       Maria Montessori, 1946