Novidade

Um encontro com Montessori

O IX Encontro de Educadores Montessorianos

Cento e nove anos separam a inauguração da Casa dei Bambini (Casa das Crianças), a primeira experiência educacional da Dra. Maria Montessori, dos dias de hoje.
Naquele momento, o desafio aceito por Maria Montessori, fora o de educar crianças pobres e agitadas, na faixa de idade anterior à aceita na rede escolar  local.

O resultado dessa experiência foi tão surpreendente que de toda parte do mundo começou a surgir a curiosidade em conhecer seu trabalho. E após mais de um século, as proposições e os  conceitos elaborados pela Dra. Montessori continuam atuais, inovadores e, mais do que isso, apontam caminhos de importância significante para a Educação em um mundo globalizado e de  mudanças tão rápidas quanto o que vivemos.

Por isso, a OMB se empenha na propagação do Sistema Montessori, iniciando  pela formação dos educadores e gestores das escolas que o adotam; sendo um dos objetivos dos encontros nacionais promovidos pela entidade.

O IX Encontro de Educadores Montessorianos, o mais recente, aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro, em Brasília, reunindo mais de 200 pessoas.
O evento foi realizado na Montessoriana Escola Infantil, e a sua abertura contou com a presença do Presidente do Sinepe-DFSr. Álvaro Domingues. Os alunos da escola anfitriã também fizeram uma linda apresentação musical.

O IX Encontro, como nos eventos anteriores organizados pela OMB, foi marcado pela troca de experiências e o aprofundamento de diversas questões. Como parte do programação, contou-se com o III Encontro de Coordenadores,  apresentações sobre o funcionamento das classes agrupadas e  de alguns cases, além  das sete oficinas com temas variados da prática Montessori.  Um conteúdo relevante, assinalando a importante contribuição  da OMB no processo de qualificação dos educadores das escolas associadas.

Como fruto mais visível desses três dias de encontro, destacamos o grande efeito motivador em todos os participantes. Poder vivenciar, debater, pensar e repensar conceitos ajuda também na materialização de uma prática educativa cada vez melhor e mais alinhada com o legado da Dra. Montessori.