Sem categoria

Liberdade, segundo Maria Montessori

Quando você escolhe uma Escola Montessori para seu filho, muitas vezes o conceito de “liberdade” da qual tanto se ouve dizer  desta escola não está bem definido .

Pode-se pensar que a relação das crianças dessa escola com o ambiente , com as outras crianças e com os adultos é construída em um processo “livre”, sem guia, sem orientação, “fazendo o que querem”…

Grande engano!

A liberdade da qual nos fala Montessori está relacionada às conquistas pessoais ou coletivas que se sucedem no desenvolvimento da criança,tendo como guia um ambiente e um professor preparados, para que possa desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um adulto em equilíbrio.

No caminho de aprender a fazer escolhas e se responsabilizar por elas, de aprender a avaliar a validade de seus atos, de aprender a ser e se relacionar adequadamente com todos, visando ao bem estar comum a criança vai estabelecendo os parâmetros para a liberdade e conhecendo seus limites: os limites sociais , os limites físicos , os que precisa respeitar e os que pode transgredir .

É isso que Montessori chama de “Visão Cósmica da Educação” – “sendo parte do todo buscar a harmonia interior e interagir no todo de forma positiva”. Ajudar  a criança a construir essa percepção que torna cada indivíduo um ser  livre  é o papel dos adultos.

Sem dúvida alguma ela inclui a responsabilidade, primeiro consigo própria  para depois poder expandi-la até se perceber como parte do Universo… Caminho longo, talvez de uma vida…

É na prática diária do trabalho montessoriano, desde a classe dos pequeninos  em um trabalho que tem início com a educação dos movimentos, um conjunto de atividades que permite que a criança desenvolva a capacidade de se concentrar, de perceber a ordem e de se apropriar de  repertórios que a capacitam para  uma atuação cada vez mais autônoma no ambiente , que a criança constrói passo a passo sua liberdade.

Cuidar de si próprio, primeiro com a ajuda de um adulto que o veste, que o despe ou o alimenta. Em seguida “responsabilizando-se“ por executar tais atividades com a independência compatível com a faixa etária , onde pode vivenciar sua capacidade de fazer, de se cuidar.

Ativo em seu processo de auto construção, aprendendo a fazer para poder ser …

No cotidiano de uma Classe Montessori muitas são as possibilidades de exercício que as crianças têm para adquirirem a consciência de seus movimentos e torná-los mais harmoniosos ao mesmo tempo em que aprendem a cuidar  dos seus pertences e do ambiente comum: molhar plantas, varrer a sala, limpar estantes, arrumar sua mochila, recortar, escrever, pintar.

São atividades que sob o olhar montessoriano, são necessárias às relações que as crianças precisam estabelecer com seu entorno e, assim,  ser possível estabelecer relações responsáveis. Atividades que precisam continuar em casa, para que possam fazer parte da construção interna da personalidade e do caráter da criança.

A liberdade, do ponto de vista Montessori, também está relacionada ao direito de ser criança e de poder brincar (pois brincadeira é trabalho de criança), de merecer do adulto as oportunidades de ajuda necessárias para que possa desenvolver seu potencial, descobrir os seus talentos, ser respeitado em seu ritmo de desenvolvimento.

Maria Montessori, em 1907, na Itália, iniciou uma escola que desejava formar esse Homem. Ela propôs, já nessa época, a dinâmica que hoje é sugerida pelas mais modernas linhas pedagógicas.Uma escola com ambientes estruturados para que a criança possa colocar em prática todo o seu potencial criativo, fazer descobertas, testar causas e efeitos, transcender do concreto para o abstrato e recriar. Uma escola com estações de trabalho onde cada tipo de inteligência tenha a oportunidade de se expandir de forma adequada, onde a necessidade de movimento da infância seja respeitada, onde a construção do conhecimento possa se efetivar com a busca pessoal e a troca…

Esta é a Escola Montessori, uma escola “moderna” que as reformas educacionais buscam em muitas partes do mundo. Ela é a prática de mais de um século que se espalha pelos cinco continentes, formando indivíduos capazes de agir diante das mudanças que nossa sociedade hoje busca criativos, empreendedores, responsávei, livres. Capazes de optar por aquilo que lhes faz bem  e de vivenciar verdadeiramente o sentido da liberdade , o de saber escolher para poder usufruir .

Somente uma escola com os cuidados que a Escola Montessori apresenta pode propor a educação como um processo de auto construção: uma escola que cuida da estruturação do ambiente, tornando-o  um “laboratório” para que a criança descubra as regras, podendo questioná-las, reconstruí-las, organizar-se externa e internamente e transformar-se pouco a pouco no adulto capaz de atuar  positivamente no crescimento da humanidade .

É a esse serviço que a ESCOLA MONTESSORI orienta sua ação educativa: para formar cidadãos do mundo, onde liberdade e disciplina andam lado a lado e se transformam com o passar dos tempos em ÉTICA.